quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Suculentas Iscas de Porco de cebolada

Este é um prato que remonta à minha infância, onde era confeccionado pela minha mãe, pela minha avô materna e pela minha bisavó que digo-vos que era uma grande cozinheira e uma pessoa de uma coração recheado de muito amor e ternura.

Confesso que quando era pequena não gostava muito da textura do fígado e do seu sabor, e na altura comia só as batatas com a cebola  com o delicioso molho.
Mas acabei com os anos a aprender a apreciar a simplicidade e todo o sabor deste prato.

Este prato de fígado de porco de cebolada é muito simples de confeccionar e rápido. É tão saboroso que até os mais cépticos ficam rendidos aos sabores e texturas.
São servidos?!



Ingredientes (para 2 pessoas):

2 a 4 Fatias de Fígado de porco (iscas) 
4 a 6 dentes de alho
Sal q.b
Pimenta q.b 
1 folha de louro
2 colheres de sopa de vinagre (ou limão) 
Azeite q.b
2 cebolas
Batatas (para cozer ou fritar)


Preparação:

Tempere as iscas com os dentes de alho, descascados e cortados em rodelas, sal, pimenta, o louro e limão.
Deixe marinar pelo menos 2 a 3 horas em local fresco. 
Coloque uma boa quantidade de azeite numa frigideira, escorras as iscas e frite-as de ambos os lados. 
Entretanto, corte as cebolas em rodelas e 2 alhos. Retire as iscas para um recipiente e mantenha-as quentes.
Junte a cebola e os alhos ao azeite onde fritou as iscas e quando a cebola e os alhos estiverem refogados (consistência mole) junte o vinagre ou o sumo de limão.
Deixe ferver durante 2 minutos e deite este preparado sobre as iscas.
Enfeite as iscas com salsa picada e bom apetite!
Experimente!


Sugestão:

Sirva com batatas cozidas, ou batatas fritas e uma salada fresquinha.
Desta vez usei sumo de limão em vez do vinagre, e ficou uma delicia :)




1 comentário:

  1. Gosto tanto de iscas... pena eu ser a única... só como quando a minha mãe e me convida... Ficaram lindas!

    ResponderEliminar