sexta-feira, 11 de julho de 2014

Bolo Delicioso de Grão de Bico

Neste bolo em especial não usei a baunilha, nem a calda de chocolate e mesmo assim ficou uma delicia.
É ideal para quem tem que fazer uma dieta sem Glúten, uma alternativa muito boa, rica em proteína, para um bolo de chocolate sem farinha. Ninguém vai nem notar que a massa leva grão-de-bico.



INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de grão de bico cozido (390 g)
1 colher (sopa) de margarina
4 ovos
½ colher (chá) de essência de baunilha
½ xícara (chá) de açúcar (100 g)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
140 g de chocolate meio amargo derretido
100 g de chocolate meio amargo picado

Calda de chocolate quente:
200 ml de creme de leite fresco
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
250 g de chocolate meio amargo picado
40 ml de conhaque

MODO DE PREPARO

Num processador coloque grão de bico cozido, margarina e ovos e bata até formar uma mistura homogénea. Adicione essência de baunilha, açúcar, fermento em pó e pitada de sal; bata por mais 1 minuto.

Transfira a mistura de grão de bico (feita acima) para uma tigela adicione o chocolate meio amargo derretido e misture delicadamente.

Coloque a mistura numa forma de bolo inglês (23 cm X 10 cm) untada com margarina e polvilhada com chocolate em pó e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme, espete pedacinhos de chocolate meio amargo picado e regue a calda de chocolate quente.

Calda de chocolate quente:
Numa panela coloque creme de leite fresco e chocolate em pó e leve ao fogo médio até ferver. Adicione 250 g de chocolate meio amargo picado e misture bem até derreter. Acrescente o conhaque, misture e desligue o fogo. Regue o bolo com esta calda quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário